domingo, 3 de outubro de 2010

Sobre Viver Bodyboarding...

A principal proposta do projeto SoBBreviver é apresentar uma visão diferenciada do que vinha sendo feito até então nos videos de Bodyboarding na época (2003). Nosso objetivo foi mostrar através do nosso ponto de vista, a diversidade dentro do esporte. Diversidade de pessoas, condições das ondas, cultura e costumes por onde passamos.

Elmo Ramos e David Pimentel. Noronha 2005. 
ft.: Arquivo SoBBreviver

Durante os meses de filmagens, pudemos comprovar que em todos os cantos da imensa e recortada costa do litoral brasileiro existem pessoas que se dedicam para tentar fazer disso uma profissão, estilo de vida ou simplesmente aproveitar alguns momentos de tranquilidade em meio ao caos do cotidiano.

FPB. Federação Paranaense de Bodyboarding. ft.: Arquivo SoBBreviver

A nossa realidade foi registrada, primeiramente nos estados do sul do Brasil, onde viajamos com mais frequência. Tempos depois fomos em direção a Noronha, numa jornada que durou 4 meses passando por alguns dos principais picos para prática do esporte. Viagem feita durante o verão, uma época não muito aconselhável pra quem quer pegar onda de qualidade. Fizemos imagens sem distinção entre atletas profissionais, conhecidos ou não na mídia especializada, que abriram as portas de suas casas e nos trataram como verdadeiros irmãos.

Equipe trabalhando em Noronha. 2005.
ft.: Elmo Ramos / Ride It!

O vídeo acabou virando um documentário, eternizando não só os momentos de ação na água, mas principalmente uma geração de pessoas que realmente vivem, respiram Bodyboarding. Com a parceria com Elmo Ramos e a revista Ride It! assimilamos novos conceitos e idéias, entre elas, agregar dentro do projeto o maior número de empresas para tentar mostrar que existe (?) um mercado, fortalecendo as marcas e consequentemente o todo.

Equipe SoBBreviver no estande da 
COBRA D´AGUA. Feira Surf & Beach Show. 
SP - 2006. ft.: Arquivo SoBBreviver.

Com o grande material em mãos e alguns contatos no meio televisivo, resolvemos dividir claramente o filme em sessões bem distintas entre si, pensando num possível programa em uma grande emissora de tv a cabo. Misturado ao sotaque de cada região mesclamos uma trilha sonora valorizando os talentos existentes dentro do nosso país, que ainda hoje sofre com a imposição sobre a população com o que consumir, atendendo ao interesse de alguns poucos que comandam as ações na grade de programação.

Registro histórico da primeira apresentação
ao vivo da banda Real Coletivo Dub.
ft.: Arquivo SoBBreviver.

Após 6 pesados meses de trabalho na finalização do projeto (edição, pós produção, contatos e contratos com os anunciantes, produção das cópias em DVD...) conseguimos finalizar essa etapa e ironicamente fazer o pré-lançamento do filme dia 01 de Abril de 2006.

A partir daí iniciamos o TOUR SOBBREVIVER que abriu a possibilidade em dar continuidade ao projeto com um novo filme, expandindo as fronteiras mostrando o esporte no nível global. Mas isso é um assunto para as próximas postagens.

Por David Pimentel | Resistência Filmes

Nenhum comentário: