quinta-feira, 5 de outubro de 2017

SANTA CATARINA | SOBBREVIVER - O FILME



Sessão do estado de Santa Catarina no documentário SOBBREVIVER (2006).

Aperte o PLAY, confira o vídeo e aproveite também para nos acompanhar nas redes sociais e compartilhar sua opinião conosco, pois ela é muito importante. Valeu!

INSTAGRAM - YOUTUBE – FACEBOOK

Santa e Bela Catarina.

Registros já históricos, atleta Top do Mundial e muito mais ainda a ser desbravado.
Por: David Pimentel | Resistência Filmes 
(texto originalmente publicado em 2006 na revista Ride It! #29) 
Fotos: Arquivo SoBBreviver | Ride It! | FECAB | FPB 
A região norte do litoral Catarinense ainda possui inúmeros picos sem crowd. Várias bancadas de areia quebram vazias, bocas de rios em condições clássicas, alguns fundos de pedra conhecidos e outros ainda inexplorados funcionam em condições épicas. Esse é um resumo de uma parte do litoral que com certeza é um dos destaques do filme.
Agradeço por ter crescido frequentando com minha família essa região onde conheci o Bodyboarding e que também foi palco de alguns dos nossos primeiros registros que acabariam servindo para o filme juntamente com imagens de parcerias firmadas ao longo do tempo.
A região do vale de Itajaí, mais exatamente a praia Brava finalizou um circuito onde os principais atletas dos três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul além de alguns convidados proporcionaram espetáculo. 

A Brava foi palco de um dos melhores campeonatos dos últimos anos aqui no Sul do país. A última etapa do Circuito Sul Brasileiro de Bodyboarding de 2003 pode ser considerada histórica.
Após o primeiro dia de mar pequeno, sábado a tarde o mar começou a reagir e a probabilidade de boas ondas numa direção muito favorável para esse pico era alta. Não deu outra. 

O domingo após o Warung para alguns, amanheceu clássico. Um metro com formação perfeita para os profissionais proporcionarem um show dentro d`água, com direito a praia cheia e espetáculo pelas areias que ferviam com o sol do meio dia. 
Fica um destaque ainda mais especial à grande final Open Masculina onde 4 atletas fizeram um show a parte. Felipe Perusin, carioca que competia pelo Paraná abriu a bateria com boas manobras assim como Éder Luciano. Luis Gustavo Villar mandou um ARS na série e o “Cearucho” Fabinho Rodrigues um backflip muito forte. Mas o que definiu mesmo o Circuito foi a última série que entrou nos 5 minutos finais “assistidos em pé” de bateria.

Éder desceu a primeira, uma direita onde mandou um ARS voador, que o deixou em 3° lugar. Na segunda veio Fabinho, uma esquerda perfeita onde ele cava e manda um backflip na orelha garantido um 10 unânime, o título da etapa somando 19,5 no total de 20 pontos possíveis, saindo carregado da água nos ombros da galera. Na sequência desce LG e com um ARS para a direita garante o 2° lugar na etapa e sagra-se campeão do Circuito.

A partir daí começaram a acontecer as primeiras viagens para essa mesma região, atrás de boas ondas visando o filme que na época ainda não tinha nome definido. 

Durante alguns bons dias na casa de Matheus "Ninja" e também de Luis Villar atual top do ranking mundial e um dos destaques do filme, fomos presenteados com condições muito boas de onda e luz em praias semi-desertas e em uma laje, onde fizemos algumas das primeiras imagens dentro d’água com a caixa-estanque.

Recebemos de Carlos Boeing, um dos nossos grandes colaboradores, imagens de uma etapa do Circuito Catarinense de 2005 realizado com altas ondas na praia de Navegantes. Os grandes destaques foram Ronaldo Figueiredo, Sanderson Trevisan, Luis Villar e o grande campeão, Èder Luciano que nessa época começava a despontar como uma das grande promessas do esporte no estado. O mesmo Éder também foi o grande destaque em outra etapa do Catarinense, realizada na praia do Moçambique em Floripa.

Também em Floripa, na companhia do legend Ronaldo Figueiredo pegamos boas ondas e fizemos belos registros de dentro d`água no canto esquerdo da praia Brava, norte da Ilha. Condições essas que poucas vezes foram vistas nesse local. 
Mais ao sul do estado apresentamos através de mais uma parceria, um pouco do melhor que a Ilha da Magia tem a oferecer.  Imagens do  “Nova Era Barrells Challenge” campeonato realizado em um pico de difícil acesso, onde as ondas quebram extremamente tubulares com bastante força e pressão sob um raso banco de areia formando rampas e bocas para manobras aéreas.

Dez dos melhores atletas de diversos cantos do estado competiram em um formato inédito, como num freesurf e da areia eram filmados e fotografados por Elmo Ramos com exclusividade para a Revista Ride It! que apresentou uma matéria especial.

Assista abaixo as histórias dos bastidores e curiosidades da produção desse capítulo do documentário, no episódio da série que celebra uma década do lançamento do SoBBreviver. O projeto mais audacioso e democrático da história do esporte no Brasil!


Nenhum comentário: